• Rubens Terra

Afinal, o que é VBA?

Atualizado: 4 de Nov de 2019


“Com bastante frequência, ao se referir ao curso de Excel na BTM, as pessoas perguntam: Mas vai até VBA? Vamos aprender macros?” – Rubens Terra, sócio-fundador da Beat The Market Co.

Ao longo do tempo, estas perguntas recorrentes nos fizeram perceber que as pessoas em geral ouvem muito falar sobre estes termos – VBA e Macros – porém não sabem o que, de fato, eles significam.

Então, o que é o tal do VBA?

VBA é uma sigla para Visual Basic for Applications. Ou seja, é a linguagem de programação chamada Visual Basic usada na construção de aplicações; mais especificamente aplicações do MS Office (Excel, Power Point, Word) ou, de acordo com Rubens, “Você entra em um ambiente de programação e desenvolvimento, próprio das aplicações do Windows (VBE – Visual Basic Editor), e usa a linguagem de programação para automatizar as tarefas que você deseja executar. De forma concisa, você programa um “robozinho” para fazer, muito mais rápido e com menos chance de erro, tarefas que você demoraria muito para fazer na mão.”.

E a macro é o que, então? Uma macro é um trecho de código escrito em VBA que realiza um “script” de tarefas. Dentro de um projeto de VBA, podemos ter diversas macros (diversos trechos de código).


Para ficar mais claro, vamos à um exemplo:

Vamos supor que todo fim de tarde você precise abrir uma série de arquivos que foram salvos pelos diversos vendedores da sua empresa, copiar os dados das vendas feita por cada um para uma única base de dados e que posteriormente será usada para gerar um dashboard para a diretoria da empresa. Você pode criar um código em VBA que abre os arquivos de uma determinada pasta do computador – um por um – copia as informações desejadas para a base de dados e fecha os arquivos. E o melhor, isso será feito em poucos segundos ao clique de um botão!

E o que mais é possível fazer com VBA?

Com o VBA é possível fazer uma quantidade enorme de coisas (considerando que você consegue interagir completamente com o Excel, com outras aplicações do Windows e com o sistema operacional). Você pode, por exemplo:

  • Pedir para o usuário inserir dados e se comunicar com ele;

  • Abrir e fechar centenas de arquivos para busca de dados;

  • Buscar valores entre abas de forma automatizada;

  • Criar e imprimir relatórios;

  • Acessar bancos de dados;

  • Enviar listas de e-mails personalizados;

  • Criar novas funções para serem usadas no Excel.

Eu não sei programar, então o VBA não é para mim?

O VBA é uma linguagem relativamente simples e de fácil compreensão (os comandos tem um significado bastante identificável na língua inglesa). Além disso, ela se comunica muito bem com a planilha, tornando mais fácil visualizar o que está acontecendo (é menos abstrato do que em outras linguagens), o que a torna um bom início para aprender a programar.

“Na nossa geração, muito baseada em informação e automatização, profissionais de qualquer área deveriam ter noções básicas de programação. Com a velocidade com que as coisas mudam, um profissional que não sabe nada de programação terá dificuldade de acompanhar as demandas que surgem dentro das organizações. ”, diz Rubens Terra.

Quer uma ajudinha para dar um up no seu currículo e impressionar seus recrutadores e colegas de trabalho? A BTM está com as inscrições abertas para as turmas intensivas de férias! Confere lá e vem ser #TeamBTM!

Excel: Básico ao Avançado | 40h - Abrangente em conteúdo e condensado em carga horária. Com CASES REAIS de situações que serão enfrentadas no dia a dia de trabalho.

Programação em VBA | 40h - Automatize e ganhe uma produtividade surpreendente! Estamos na era digital, não fique atrasado no tempo!

Mercado Financeiro - Fast Tracker | 64h - O curso que vai te levar para o Mercado Financeiro. Com exemplos reais do dia a dia, cases e aplicações! INSCREVA-SE PARA A PROVA DE BOLSAS E CONCORRA A DESCONTOS DE ATÉ R$2.392,00!


2,964 visualizações
  • BTM Co. - Youtube
  • BTM Co - Linkedin
  • BTM Co - Facebook

Beat the Market Co.

CNPJ: 27.542.195/0001-58

WhatsApp: (11) 97527-4754

TEM DÚVIDAS?

A GENTE TIRA!