• Rubens Terra

A importância do Excel no Mercado de Trabalho

Atualizado: 1 de Nov de 2019


Grande parte das pessoas que começam a procurar trabalho e/ou estagio já se depararam com a seguinte frase: “Necessário conhecimento avançado em Excel”. Isso por que muitas empresas tem o Excel como um requisito principal para diversas vagas de trabalho, sejam elas voltadas a engenharia, contabilidade, administração, mercado financeiro, consultoria e até arquitetura, RH, pedagogia ou profissões na área da saúde.

Dito isso, por que o Excel tem toda essa importância no Mercado de trabalho?

O Excel é um editor de planilhas desenvolvido pela Microsoft, que possui grande capacidade de realizar diversas tarefas, desde as mais simples como uma lista de compras, ou tarefas mais complexas como a automatizações de tarefas cotidianas, armazenamento de dados e geração relatórios de acompanhamento de vendas, por exemplo. É uma ferramenta totalmente adaptável tendo um uso muito abrangente em diversas empresas. Por ser uma ferramenta de fácil acesso e conversar com banco de dados e outros softwares, muitas empresas utilizam o Excel em seu dia-a-dia. É muito provável que você precise usar o Excel no cotidiano de trabalho, independente da área em que for atuar.

Na era em que a informação é abundante, saber trata-la e interpretá-la possui papel central nas decisões das empresas. Em um mercado e trabalho cada vez mais exigente, ter o domínio do Excel é essencial, pois ao conhece-lo você pode executar suas tarefas de forma muito mais rápida e prática que a convencional, poupando tempo e trazendo melhores resultados, com menor chance de erro. Ou seja, consegue maior PRODUTIVIDADE e ASSERTIVIDADE.

EXCEL NO MERCADO FINANCEIRO

No mercado financeiro existem diversas carreiras diferentes, que demandam atividades diferentes, porém quase nunca é possível fugir do uso do Excel e, para muitas pessoas, o Excel é a principal ferramenta de trabalho. Ele pode ser usado por profissionais de análise de ações (tanto no buy side quanto no sell side), de private equities e de investment banking para fazer modelos de valuation, gerar teses de investimento, análises setoriais e para fazer relatórios de acompanhamento de resultado das empresas. Em outras áreas, como traders de curva de juros e de derivativos, podem ser usadas para acompanhar as variações de preço dos produtos financeiros, para simular estratégias e para acompanhar o resultado das estratégias de investimento já implementadas. Para profissionais das áreas de middle office e back office, podem ser usados para o cálculo de risco da carteira de investimentos, relatórios de stress de fundos de investimento ou para o acompanhamento de liquidação de ativos com custodiantes e cálculo de cotas de fundos. Talvez vários desses termos sejam novos para você, mas a moral da história é: Vai precisar MUITO do Excel. Ele vai ser seu aliado durante boa parte do tempo no trabalho.

EXCEL EM CONSULTORIAS

O trabalho de uma consultoria geralmente envolve três etapas: diagnóstico, proposta de solução e implementação. Algumas consultorias fazem apenas algumas partes do processo, enquanto outras fazem todas as etapas.

Na fase de diagnóstico é o momento de entender o problema do cliente. Nessa etapa, é muito comum conversar com as equipes da empresa contratante, mapear os problemas e pedir informações. É aí que começa o drama.. você provavelmente vai receber dezenas de planilhas no Excel, com diversas bases de dados de algumas centenas ou milhares de linhas cada, tabelas e relatórios. Muitas vezes esses dados contêm problemas: nomes que não são correspondentes entre planilhas, erros, dados faltando, bases de dados incompletas, ID’s trocados e todo tipo de confusão que você puder imaginar. O trabalho inicial do consultor é arrumar a casa para começar a interpretar os dados e conseguir gerar relatórios que permitam embasar algum diagnóstico. Isso tudo vai exigir uma capacidade de manipulação de informações razoável, dado que garantir a qualidade dos dados sendo lidos é determinante para a qualidade do diagnóstico fornecido.

O Excel em outras áreas

Como mencionado, o Excel está presente em muitas outras situações, seja numa escola para montar o calendário de aulas e compatibilização da agenda dos professores ou para registro de matrículas, seja numa pequena empresa para controle das contas a pagar e receber, apuração do lucro e controle de fluxo de caixa, seja numa clínica odontológica para controlar os suprimentos e pagamento aos fornecedores.

Resumindo, o Excel está em todo lugar. A parte ruim dessa história toda é que a maior parte dos profissionais conhece muito pouco sobre a ferramenta e faz um uso extremamente superficial, não conseguindo se beneficiar de tudo o que ela poderia oferecer, sem saber disso. O pior tipo de situação para um profissional é quando ele não sabe que não sabe alguma coisa e, se você quer se destacar no mercado de trabalho precisa fugir dessas situações sempre que puder.

MINI-CURSO ONLINE DE EXCEL - GRATUITO CLIQUE PARA SE INSCREVER

Quer uma ajudinha para dar um up no seu currículo e impressionar seus recrutadores e colegas de trabalho? A BTM está com as inscrições abertas para a turma de Excel! Confere lá e vem ser #TeamBTM!

Excel: Básico ao Avançado | 40h - Abrangente em conteúdo e condensado em carga horária. Com CASES REAIS de situações que serão enfrentadas no dia a dia de trabalho.

Programação em VBA | 40h - Automatize e ganhe uma produtividade surpreendente! Estamos na era digital, não fique atrasado no tempo!

Mercado Financeiro - Fast Tracker | 64h - O curso que vai te levar para o Mercado Financeiro. Com exemplos reais do dia a dia, cases e aplicações!


2,082 visualizações
  • BTM Co. - Youtube
  • BTM Co - Linkedin
  • BTM Co - Facebook

Beat the Market Co.

CNPJ: 27.542.195/0001-58

WhatsApp: (11) 97527-4754

TEM DÚVIDAS?

A GENTE TIRA!