CEA: As Certificações ANBIMA

Se você tem interesse ou já trabalha em alguma instituição associada ao mercado financeiro, com certeza já ouviu falar das certificações CPA 10 e CPA 20. Elas são as primeiras certificações financeiras da Anbima para quem busca entrar no mercado financeiro. No entanto, assim como foi com o inglês e o Excel, essas certificações introdutórias deixaram de ser um diferencial e se tornaram pré-requisito. Até dez/2020, havia 438 mil pessoas com a CPA 10, 166 mil aprovados na CPA 20 e apenas 12 mil certificados com a CEA, e é justamente sobre esta última certificação que conversaremos hoje.


O que é a certificação CEA?

A CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento) é a certificação ideal para quem busca trabalhar como especialista de investimento, assessor de gerentes comerciais ou mesmo almeja outras áreas, mas quer se destacar logo no início da carreira. O principal diferencial do CEA é que você poderá indicar produtos de investimento, algo impossível de se fazer apenas com a CPA 10 ou CPA 20.


A prova é composta de 7 módulos, possui 70 questões, 03h30 de duração e você precisará de um mínimo de 70% de acertos. É feita pelo computador, em um local agendado por você e custa R$889*. Esse valor costuma ser reembolsado caso você trabalhe em uma instituição associada a ANBIMA.


O conteúdo não é tão complicado, mas exige que o candidato saiba interpretar dados macroeconômicos, entender os diferentes perfis de investidores, conhecer as principais instituições do mercado e suas funções, saiba escolher as melhores opções de previdência privada e conheça os conceitos básicos de gestão de carteira (desvio padrão, volatilidade, índice Sharpe), planejamento de investimento e o modelo de tributação dos principais produtos financeiros.


O candidato precisa saber manusear a calculadora HP 12C para calcular retornos de investimento, taxas equivalentes e impostos incidentes nas operações financeiras. Além disso, não há nenhum pré-requisito para a prova


MÓDULOS

1. SFN e participantes

2. Compliance Legal, Ética, Regulamento e API

3. Princípios básicos de Economia e Finanças

4. Instrumentos de Renda Variável, Fixa e Derivativos

5. Produtos de Previdência Complementar

6. Gestão de Carteiras e Riscos