• Rubens Terra

Como imprimir no Excel

Atualizado: há 2 dias

Existe uma piadinha no mundo corporativo de que as impressoras podem sentir que você está com pressa e que é nesses momentos que elas param de funcionar.


Porém, se você já precisou fazer uma impressão de alguma informação no Excel, arriscaria dizer que nem com tempo a coisa funcionou direito e provavelmente a impressão ficou toda desconfigurada...


Acertei? Rsrs


Então vamos lá.. é para você aprender como imprimir no Excel que estamos aqui hoje. E, se tudo correr bem, você não vai sofrer com esse problema nunca mais.


CONFIGURAÇÕES DE IMPRESSÃO DA PÁGINA

A primeira coisa que devemos fazer é ajustar as configurações gerais de impressão, como tamanho da folha, posição (retrato ou paisagem) e as bordas de impressão. Para isso, basta acessar o menu de configuração de página, na guia layout de página:



Para o nosso exemplo, vamos manter as opções como Retrato e papel A4 mesmo.. mas dependendo do caso, você pode querer alterar essas opções.



Na guia Margens, vamos definir as margens de impressão, assim como os espaços reservados para o cabeçalho e rodapé. Podemos também centralizar a impressão na folha, na vertical e na horizontal, de forma que se o conteúdo for menor do que a largura ou altura da folha, ainda conseguimos manter a impressão no meio.


A definição das margens depende um pouco do que você vai fazer.. pode haver alguma norma específica que você precisa cumprir (ex: ABNT).. ou pode precisar de mais margem à esquerda, se for encadernar a impressão, etc...


Em geral eu deixo a borda fina, para maximizar o espaço para a impressão, além de centralizar apenas na horizontal (pela minha experiência, fica esquisito se centralizar na vertical).



Na Guia Cabeçalho/Rodapé é possível personalizar o cabeçalho e rodapé... colocando a data, número da página e até colocando uma imagem padrão (basta clicar nos botões personalizar cabeçalho/rodapé e seguir o menu).


Para manter simples, vamos colocar o número da página e data...



Agora, vamos realmente selecionar o que vai ser impresso e a disposição na folha.


DEFININDO A ÁREA DE IMPRESSÃO

Aqui vem a parte mais importante, que é a de definição do que será impresso. Ou seja, vamos escolher qual será a área de impressão.


Para fazer isso, selecione a região da planilha que você quer imprimir e depois vá no na guia Layout de página/Área de impressão/Definir área de impressão.



Você vai ver uma linha sólida um pouco mais escura em volta da área selecionada. Essa área é que vai ser reconhecida pela impressora. Você pode selecionar a área de impressão em mais de uma página, se precisar.


Se você errou ou precisar redefinir a área de impressão, basta selecionar e definir a área de impressão novamente.


Vamos ver se a configuração ficou boa... para isso acesse Arquivo/Imprimir



Huuuuum..... ainda não ficou bom, né?! Cortou um pedaço.. E agora?


AJUSTANDO AS QUEBRAS DE PÁGINA

Para controlar quais colunas ou linhas vão sair em cada página, vamos precisar adicionar, excluir e reposicionar as quebras de página, tanto na vertical quanto na horizontal. O jeito mais fácil de fazer isso é trocando a visualização da planilha para uma visualização de quebra de página.



Essa visualização te mostra as áreas de impressão, quantas páginas serão impressas, a ordem e onde ocorrerão as divisões de linha e coluna entre uma página e outra. Para começar, você pode mudar a posição das linhas para melhorar a impressão. Basta clicar nas linhas e arrastar.



Pode ser necessário incluir novas linhas de quebra de página (ou excluir). Basta selecionar o menu Layout de página/Quebras/Inserir Quebra de Página. Se for só para excluir, você pode simplesmente arrastar para fora da área de impressão (que foi o que eu fiz aqui).



Vamos ver se a impressão está boa agora?



Ahhhh! Agora Está bem melhor! Pode mandar para a impressora que vai sair direitinho.!

Só não faz isso com pressa, senão ela ainda vai perceber o nervosismo.. rs


No menu de impressão, você ainda pode fazer alguns ajustes finais na borda, ou nos elementos que devem estar na página, etc. Além disso, você pode chegar à conclusão que outra forma de imprimir vai ficar melhor. Eu fiz um teste com outra configuração:


Nesse caso eu usei

Papel A4, retrato;

Margens: 0,4 cm em todos os lados; 0,8 cm no cabeçalho e rodapé;

Ajustei as quebras de página para deixar tudo em uma página só.


É legal sempre mandar imprimir uma página de teste, para ter certeza que os números estão legíveis, senão você vai precisar ajustar novamente a impressão. =)


REPETINDO ELEMENTOS EM TABELAS

Uma outra situação que você pode encontrar é a de imprimir uma tabela grande, que não cabe em uma página só e vai precisar ser impressa em várias páginas.



Depois de ajustar a área de impressão e arrumar as linhas de quebra de página, a sua impressão vai ficar assim:



Parece ok.. mas dá uma olhada na página 06:



Vai ficar impossível de saber ao que se referem os números das páginas que ficaram sem a primeira linha e coluna de referência. O ideal, seria que essa linha e coluna de referência aparecessem em todas as páginas, certo? É isso que vamos fazer.


Acesse o menu de configuração de página, na guia layout de página e vá na guia planilha.

Lá você vai ver a opção de linhas e colunas a repetir na impressão.



Selecione a linha de referência do cabeçalho e a coluna de referência da esquerda e confirme.



Agora verifique novamente a impressão.



Pronto! Tudo resolvido! ;)


Espero ter ajudado nesse seu início de jornada com essa ferramenta incrível que é o Excel e que você tenha aprendido como imprimir no Excel!


Se você quiser aprender mais sobre o que o Excel é capaz de fazer, acesse nosso curso gratuito "Aprenda 3 ferramentas essenciais do Excel", é só se inscrever e começar, sem burocracia.



Além disso fique de olho aqui no blog da BTM. E, se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e amigas para que eles possam aprender também! ;)


Um abraço!


#Excel #IMPRIMIRNOEXCEL #BTMCo #BeatTheMarketCo



123 visualizações
  • BTM Co. - Youtube
  • BTM Co - Linkedin
  • BTM Co - Facebook

Beat the Market Co.

CNPJ: 27.542.195/0001-58

WhatsApp: (11) 97527-4754

TEM DÚVIDAS?

A GENTE TIRA!