Como somar horas no Excel

Atualizado: Out 13

Se você está lendo esse artigo, existe 89,45% de chance de você estar fazendo um controle de ponto. Brincadeira.. essa pesquisa não existe. =P


Seja qual for o motivo que o(a) trouxe até aqui, fique tranquilo(a)... todo mundo sofre um pouco quando tenta somar horas no Excel (e datas também).


Para facilitar a nossa vida, vou usar o tal controle de ponto como exemplo...


Imagine que no seu controle você tem os dias de uma semana e vai anotar os horários de entrada e saída do trabalho, além dos horários de saída e volta do almoço. Depois disso, quer calcular o número de horas trabalhadas em cada dia e o total da semana.


Mas fica tranquilo, vamos deixar uma planilha para você ir fazendo junto com o post. Clica no link abaixo para ter acesso a planilha.


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A PLANILHA E ACOMPANHAR O POST!



Para que o Excel entenda que o que você está digitando é um horário, basta digitar no formato HH:MM:SS, ou seja.. hora, minuto e segundo, separados por dois pontos. Você pode escrever no formado de hora como base de 24h, ou pode escrever no formato AM e PM.. tanto faz...



Para calcular o número de horas trabalhadas em um determinado dia, vamos fazer a conta:


Horas_dia = Horário_saída_almoço - Horário_entrada + Horário_saída - Horário_volta_almoço


No Excel vai ficar assim:



Por enquanto, tudo indo super bem! Basta copiar a fórmula para baixo que o Excel vai completar com o horário dia a dia.



Agora vamos usar a função SOMA() para somar todos os valores da coluna e calcular as horas trabalhadas na semana.



Aí que a coisa começa a parecer errada...



Poxa vida.. só isso?? Haja trabalho nessa empresa, hein!? Hehehe

Tá... mas o que aconteceu?


Datas e horários são convertidos em números no Excel

Toda vez que você coloca uma data ou um horário no Excel, essa data ou horário é convertida em um número e a forma como ele aparece é apenas uma formatação aplicada na célula.


O padrão usado pelo Excel é o seguinte:

  • A parte inteira é o número de dias entre a data digitada e o dia 01/01/1990;

  • A parte decimal é o horário, como proporção de 24 horas;


Por exemplo, se eu digitar: 16/01/2020 20:21:00

O Excel vai transformar em: 43846,847917


Sendo que:

- 43846 é a porção referente à data

- 0,847917 é a porção referente ao horário


Quer testar? Vá no Excel e digite a data e horário, como eu falei... depois clique na célula e vá no menu Página Inicial/Número e selecione a opção "Geral". Pronto.. ele mudou a formatação para o número.



Em um outro artigo a gente fala mais de datas.. vamos focar em horários/horas...

Os horários no Excel, são calculados como frações de 24h. Por exemplo:

  • 06:00:00 que representa um quarto do dia, para o Excel é 0,25

  • 12:00:00 que é meio dia, fica: 0,50

  • 18:00:00 é representado por 0,75


Tá bom, mas e daí?

A implicação dessa forma de armazenar as horas como números é que quando você soma horas, o Excel na verdade está somando essas frações. No exemplo abaixo, vou fazer a mesma conta, sendo que em uma coluna os valores estão com a formatação de "Hora" e a outra como "Geral".



Percebeu? Quando a gente soma as horas, o Excel vai somar os números e depois representar como horário.


Agora é que vem o pulo do gato... e se a soma das horas ultrapassar 24h? O que vai acontecer?



Viu o que houve? Ao somar mais do que 24h, o número resultante da soma tem uma parte inteira, porém apenas a parte decimal é considerada ao se representar a hora.


Putz... entendi! Então a parte inteira representaria a data, enquanto a parte decimal representaria o horário, certo? Exato!


Bom.. eu ainda preciso montar meu controle de horas.. como eu corrijo?


Existe uma formatação que representa um "intervalo de horas"... Para mostrar a soma das horas como um "intervalo de horas" e levar em consideração a parte inteira do número, basta trocar a formatação.


Para isso, vá até a célula e pressione Ctrl + 1 (essa dica foi de brinde, hein..!? Rs)

Selecione o menu Número/Personalizado e selecione o formato [H]:MM:SS.



Pronto.. agora a representação está como você queria.



Bom demais!!

Temos o nosso controle de ponto tão desejado, rs...



Agora que temos quantas horas trabalhamos nessa semana e, supondo que recebemos R$30,00 por hora, quanto receberíamos por essa semana?



Para isso, vamos multiplicamos as horas trabalhadas pelo valor de reais por hora...



Caramba!

Não me parece certo isso, eu trabalho mais de 53 horas e recebo R$67,38?


De fato, não está certo... mas o que aconteceu?


Como falamos um pouco mais pra cima, as horas são armazenadas como números. O que ocorreu:

  • 53:54:00 equivale a 2,2458

  • 2,2458 * 30 = 67,38


Mas, como sabemos que:

  • 1 dia equivale a 1 (formato geral) no Excel

  • 24h equivale a 1 dia

  • 24h equivale a 1 (formato geral) no Excel



Agora ficou fácil... basta fazer a mesma conta que fizemos, multiplicando o valor por 24!



Vamos conferir o resultado...



Excelente!!!

Agora sim fez sentido... e entendendo como funcionam as horas e datas no Excel, podemos prever essas situações!


Espero ter ajudado nesse seu início de jornada com essa ferramenta incrível que é o Excel!


Se você quiser aprender mais sobre o que o Excel é capaz de fazer, acesse nosso curso gratuito "Aprenda 3 ferramentas essenciais do Excel", e fique de olho aqui no blog da BTM. E se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e amigas, para que eles possam aprender também! ;)





Um abraço!


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