• Rubens Terra

Como somar no Excel

Atualizado: há 2 dias

O primeiro contato com o Excel de que eu me lembro aconteceu quando eu tinha uns 15 anos e estava fazendo um estágio na empresa do meu pai, durante as férias de algum ano escolar (é.. meus amigos estavam jogando bola e eu estava no escritório tentando aprender alguma coisa.. rs).


Não lembro exatamente qual era a atividade, mas eu estava usando o Excel apenas como uma ferramenta de registro, guardando informações nas células... quando meu pai chegou, foi verificar alguma coisa e.... somou o valor de algumas células!


Eu não fazia ideia de que era possível fazer aquilo e foi o primeiro gostinho que eu tive de que o Excel era algo mais do que um lugar para digitar valores.. eu podia somar no Excel (depois descobri que ele faz MUITO mais coisas..)!


Hoje, uma década e meia depois a experiência faz com que essa atividade me pareça super trivial. Porém.. descobrimos recentemente aqui na BTM que "como somar no Excel" é um termo bastante procurado no Google, para a nossa surpresa!


Por isso resolvemos ajudar você que, assim como eu há uns anos atrás, provavelmente está começando a mexer com o Excel, para que você possa acompanhar a gente numa jornada de desenvolvimento, desde o começo.


Bom, chega de lero-lero e vamos lá!


Uma soma simples

No Excel é possível inserir uma série de expressões matemáticas, além de fórmulas que já estão desenvolvidas dentro da ferramenta. Para começar a escrever uma conta ou para usar uma fórmula, você deve começar colocando o sinal de igual (=) na célula que receberá o resultado da operação e na sequência, digitar o que quer somar:



Apesar de ele funcionar assim, como uma calculadora, usar outras células como referência faz mais sentido na maior parte das aplicações. O valor que está armazenado nessas células de referência serão usados para realizar a conta:



Assim, ao alterar o valor dessas células, o resultado é automaticamente atualizado:



Função SOMA

Além de poder somar usando várias células (como fizemos acima) existe uma função para realizar somas... ela se chama... adivinhe... SOMA! Para usar a função SOMA, você começa com o sinal de igual e depois digita SOMA, seguido de um parênteses.


Depois do parênteses, você deve inserir o que chamamos de parâmetros da função, que nada mais são do que as células que a função vai usar para fazer as operações. Nesse caso, as células que você quer somar. Com as células selecionadas, basta fechar o parênteses e pressionar ENTER.



Dica: Você pode clicar e arrastar para selecionar as células.

Dica 2: Você usa o Excel em inglês? Substitua SOMA por SUM.


Função SOMA com mais de um intervalo

Em alguns momentos, você pode querer somar intervalos que não estão juntos na planilha (a gente diz que são descontínuos). Para fazer isso, basta separar os intervalos de células com ponto e vírgula (;) dentro da função SOMA:



É isso!

Espero ter ajudado nesse seu início de jornada com essa ferramenta incrível que é o Excel!


Se você quiser aprender mais sobre o que o Excel é capaz de fazer, acesse nosso curso gratuito "Aprenda 3 ferramentas essenciais do Excel", e fique de olho aqui no blog da BTM. E se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e amigas, para que eles possam aprender também! ;)



Um abraço!


#Excel #Soma #SomarNoExcel #BTMCo #BeatTheMarketCo



890 visualizações
  • BTM Co. - Youtube
  • BTM Co - Linkedin
  • BTM Co - Facebook

Beat the Market Co.

CNPJ: 27.542.195/0001-58

WhatsApp: (11) 97527-4754

TEM DÚVIDAS?

A GENTE TIRA!