• Victor Natal

Declarando Variáveis

Atualizado: 14 de Dez de 2020

Moços e moças de todo o Brasil, hoje falaremos um pouquinho sobre as variáveis, seus tipos, a importância de declará-las, o que acontece se elas não forem declaradas e um macete pra fazer a gente sempre lembrar de declarar nossas variáveis antes de usá-las.


Pra começar esse papo, vamos definir o que é uma variável de maneira bem simples: variável, na matemática, é um símbolo que pode assumir diferentes valores em diferentes momentos. Em programação, o conceito é bem parecido: variável é um espaço de memória que pode receber diferentes valores em diferentes momentos. Vejamos um exemplo.


Se estivermos programando e criarmos a variável X, o que estamos dizendo para o computador é “Hey, caro computador, tudo bem? Me faz um favor e reserva ai um pouco da sua memória pra eu preencher com o valor que eu quiser, quando eu quiser e se eu quiser. Ah, eu vou querer trocar esse valor em algum momento... ou não! E se eu precisar saber o que eu guardei nesse pedaço de memória, você também precisa conseguir me dizer! Valeu, falows!”.


Nosso amigo computador vai então reservar esse pedaço de memória pra você. O problema é que a gente não sabe qual o pedaço da memória que o computador vai escolher e, para resolver isso, a gente combina com o computador que a gente vai chamar esse pedaço de memória de X. Assim, todo vez que usarmos X, o computador vai até esse pedaço de memória e faz nele o que você pediu que fosse feito. Em resumo, a variável é uma reserva de espaço de memória.


Agora que sabemos o que é o bicho, como a gente faz pra por o bicho pra trabalhar? É ai que declaramos a variável!


Declarar a variável é exatamente esse papo que tivemos com o computador, mas colocado numa linguagem que ele entenda. Declarar uma variável significa dizer pro computador que você quer usar uma variável e dar alguns parâmetros de como você vai usá-la. Em VBA, a maneira de declarar variáveis é através da instrução DIM. Declarar nossa variável X, ficaria assim – cuidado que letras maiúsculas e minúsculas fazem diferença (x e X seriam variáveis diferentes e independentes uma da outra):


Dim X


Essa é a maneira mais genérica de declarar uma variável no VBA e, como não damos maiores informações pro computador, ele automaticamente classifica essa variável como Variant, que é exatamente o tipo genérico de variável. Aliás, antes de continuarmos, vamos falar um pouco sobre os tipos de variáveis.


Existem muitos tipos de variáveis: inteiro, booleano, data, long, double, string, pra citar algumas. Quando nós sabemos para o que vamos usar nossa variável no código, podemos escolher previamente seu tipo e indicar para o computador. Fazendo isso, o computador otimiza as coisas: cada tipo de variável ocupa por padrão uma quantidade de espaço diferente do computador e só admite uma parte das operações que o computador pode fazer. Isso simplifica muito as coisas pro nosso amiguinho cabeça de transistor e torna a coisa mais rápida!


Dito isso, como mostramos acima, nós não precisamos necessariamente dizer pro computador qual é o tipo de variável que vamos usar. Quando não definimos o tipo, o computador exagera pra não ter problemas: ele aloca muito mais memória para essa variável e permite que você faça qualquer operação com ela. Você tem mais flexibilidade, mas paga o preço com menos eficiência!


Digamos que nós sabemos que nossa variável vai ser uma variável binária (ou booleana), uma variável que só admite dois valores: 0 ou 1, sim ou não, falso ou verdadeiro. Sabendo disso, podemos avisar o computador na declaração de variável da seguinte maneira: