• Victor Natal

Declarando Variáveis

Atualizado: 14 de Dez de 2020

Moços e moças de todo o Brasil, hoje falaremos um pouquinho sobre as variáveis, seus tipos, a importância de declará-las, o que acontece se elas não forem declaradas e um macete pra fazer a gente sempre lembrar de declarar nossas variáveis antes de usá-las.


Pra começar esse papo, vamos definir o que é uma variável de maneira bem simples: variável, na matemática, é um símbolo que pode assumir diferentes valores em diferentes momentos. Em programação, o conceito é bem parecido: variável é um espaço de memória que pode receber diferentes valores em diferentes momentos. Vejamos um exemplo.


Se estivermos programando e criarmos a variável X, o que estamos dizendo para o computador é “Hey, caro computador, tudo bem? Me faz um favor e reserva ai um pouco da sua memória pra eu preencher com o valor que eu quiser, quando eu quiser e se eu quiser. Ah, eu vou querer trocar esse valor em algum momento... ou não! E se eu precisar saber o que eu guardei nesse pedaço de memória, você também precisa conseguir me dizer! Valeu, falows!”.


Nosso amigo computador vai então reservar esse pedaço de memória pra você. O problema é que a gente não sabe qual o pedaço da memória que o computador vai escolher e, para resolver isso, a gente combina com o computador que a gente vai chamar esse pedaço de memória de X. Assim, todo vez que usarmos X, o computador vai até esse pedaço de memória e faz nele o que você pediu que fosse feito. Em resumo, a variável é uma reserva de espaço de memória.


Agora que sabemos o que é o bicho, como a gente faz pra por o bicho pra trabalhar? É ai que declaramos a variável!


Declarar a variável é exatamente esse papo que tivemos com o computador, mas colocado numa linguagem que ele entenda. Declarar uma variável significa dizer pro computador que você quer usar uma variável e dar alguns parâmetros de como você vai usá-la. Em VBA, a maneira de declarar variáveis é através da instrução DIM. Declarar nossa variável X, ficaria assim – cuidado que letras maiúsculas e minúsculas fazem diferença (x e X seriam variáveis diferentes e independentes uma da outra):


Dim X


Essa é a maneira mais genérica de declarar uma variável no VBA e, como não damos maiores informações pro computador, ele automaticamente classifica essa variável como Variant, que é exatamente o tipo genérico de variável. Aliás, antes de continuarmos, vamos falar um pouco sobre os tipos de variáveis.


Existem muitos tipos de variáveis: inteiro, booleano, data, long, double, string, pra citar algumas. Quando nós sabemos para o que vamos usar nossa variável no código, podemos escolher previamente seu tipo e indicar para o computador. Fazendo isso, o computador otimiza as coisas: cada tipo de variável ocupa por padrão uma quantidade de espaço diferente do computador e só admite uma parte das operações que o computador pode fazer. Isso simplifica muito as coisas pro nosso amiguinho cabeça de transistor e torna a coisa mais rápida!


Dito isso, como mostramos acima, nós não precisamos necessariamente dizer pro computador qual é o tipo de variável que vamos usar. Quando não definimos o tipo, o computador exagera pra não ter problemas: ele aloca muito mais memória para essa variável e permite que você faça qualquer operação com ela. Você tem mais flexibilidade, mas paga o preço com menos eficiência!


Digamos que nós sabemos que nossa variável vai ser uma variável binária (ou booleana), uma variável que só admite dois valores: 0 ou 1, sim ou não, falso ou verdadeiro. Sabendo disso, podemos avisar o computador na declaração de variável da seguinte maneira:


Dim X as boolean


Que em linguagem humana seria: dimensione uma variável booleana e apelide essa variável de X. Fazendo isso, o computador sabe o quanto de espaço ele vai precisar destinar a essa variável e o que você vai querer fazer com ela – isso torna a coisa muito mais fácil!


Mas ai vem a pergunta que não quer calar: se eu não preciso, pra que eu vou declarar uma variável? Excelente pergunta, jovem Padawan! E a resposta é: organização e evitar erros!


Normalmente declaramos uma lista de variáveis e seus tipo no começo do programa. Assim, toda vez que formos usar uma variável, sabemos exatamente o tipo e o nome que demos a ela e não corremos o risco de nos confundir. Pode parecer besteira, mas imagine que você construir um código lindo de 10.000 linhas, sem declarar variáveis e ele simplesmente não funciona da maneira que ele deveria. Depois de muita frustação, você percebe que usou a variável “ResultadoDaConta” na linha 5.123, precisou usá-la novamente, mas usou a a grafia “resultadoDaConta”. Como você não declarou as variáveis, não percebeu que a grafia estava incorreta e o dado que você achou que estava trabalhando se perdeu no meio do código. Triste!


E como evitar essa bela cagadinha? Fácil: podemos fazer o computador nos obrigar a declarar variáveis! Fazendo isso, toda vez que usarmos uma variável que não declaramos, o computador vai nos avisar e proibir que continuemos usando a variável até que ela seja corretamente declarada.


Agora pense na nossa cagadinha de novo: nesse cenário de sermos obrigados a declarar a variável, quando escrevêssemos a variável “resultadoDaConta”, veríamos esse aviso:

E a nossa reação seria: “Ué, mas eu declarei essa variável! Deixa eu checar na lista de variáveis... Ah, escrevi errado!”. Parabéns, amiguinho, você acabou de salvar muita frustração que poderá ser melhor empregada em outros fracassos da vida moderna!

Brincadeiras à parte, para sermos obrigados a declarar variáveis, basta colocar a seguinte instrução no começo do código:


Option Explicit


É isso, pessoal! Espero que essas dicas ajudem vocês a se organizarem melhor, produzirem códigos mais legíveis e perderem menos tempo com bagunça!


Se você tem interesse em se diferenciar e aprender essa ferramenta poderosíssima e MUITO procurada por todas as empresas, que é o VBA, acompanhe os posts da BTM, traremos muito VBA para você!


E se quiser aprender mais sobre VBA, acesse nossa aula gratuita "Gravador de Macros", é só se inscrever e começar, sem burocracia.


Fique de olho aqui no blog da BTM. E, se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e amigas para que eles possam aprender também! ;)


Quer uma ajudinha para dar um up no seu currículo e impressionar seus recrutadores e colegas de trabalho? Conheça nossos cursos! Confere lá e vem ser #TeamBTM!


#Excel #VBA #VBAparaExcel #DeclarandoVariaveis #Programaçao #BTMCo #BeatTheMarketCo


7 visualizações0 comentário
  • BTM Co. - Youtube
  • BTM Co - Linkedin
  • BTM Co - Facebook

Beat the Market Co.

CNPJ: 27.542.195/0001-58

WhatsApp: (11) 94376-6919

TEM DÚVIDAS?

A GENTE TIRA!