• Victor Natal

Estruturas de Repetição

Oi pessoal, venham com a gente aprender mais um pouco sobre computadores e VBA!


Como já comentamos em outros posts aqui do blog, um computador funciona baseado em dois conceitos: repetição e tomada de decisão. Hoje vamos focar nas estruturas de repetição e, se você quiser começar sua jornada para ser o Alan Turing da nossa geração, veja também nosso post sobre estruturas de decisão clicando aqui.


Estruturas de repetição, também chamadas de laços ou loops, são nada mais do que instruções que indicam que o computador precisa executar um bloco de outras instruções várias vezes.

Normalmente, a primeira pergunta que vem na cabeça de alguém aprendendo programação quando se depara com esse tipo de estrutura é: “mas eu não posso simplesmente escrever várias vezes a mesma instrução ao invés de ficar pensando nesse tipo de estrutura?”. A resposta é sim e não, ao mesmo tempo.


Vamos entender por um exemplo simples: imagine que você está escrevendo um programa que pega o número zero e soma 1 a ele até que cheguemos ao número 5, mostrando cada passo do resultado até lá para o programador. Você poderia resolver isso dá seguinte forma:


Não se preocupe se você não entender parte do código, foque na repetição! Note que para cada vez que somamos um e mostramos o resultado, temos que escrever duas linhas de código. Ou seja, nesse caso, você poderia resolver o problema assim – apesar de não ser a forma mais inteligente.


Então vamos para o próximo exercício: escreva um programa que pega o número zero e soma 1 a ele até que cheguemos ao número 5000, mostrando cada passo do resultado até lá para o programador. Esse você faz e eu fico esperando!


Entendeu o problema?


Uma das grandes vantagens de se usar um computador é a velocidade colossal com que ele consegue executar tarefas. Se nós demorarmos mais para programar uma tarefa no computador do que executarmos a tarefa nós mesmos, a coisa passa a perder o sentido.

Vamos reescrever o código acima com uma estrutura de repetição e entender a diferença.