• Victor Natal

Estruturas de Repetição

Oi pessoal, venham com a gente aprender mais um pouco sobre computadores e VBA!


Como já comentamos em outros posts aqui do blog, um computador funciona baseado em dois conceitos: repetição e tomada de decisão. Hoje vamos focar nas estruturas de repetição e, se você quiser começar sua jornada para ser o Alan Turing da nossa geração, veja também nosso post sobre estruturas de decisão clicando aqui.


Estruturas de repetição, também chamadas de laços ou loops, são nada mais do que instruções que indicam que o computador precisa executar um bloco de outras instruções várias vezes.

Normalmente, a primeira pergunta que vem na cabeça de alguém aprendendo programação quando se depara com esse tipo de estrutura é: “mas eu não posso simplesmente escrever várias vezes a mesma instrução ao invés de ficar pensando nesse tipo de estrutura?”. A resposta é sim e não, ao mesmo tempo.


Vamos entender por um exemplo simples: imagine que você está escrevendo um programa que pega o número zero e soma 1 a ele até que cheguemos ao número 5, mostrando cada passo do resultado até lá para o programador. Você poderia resolver isso dá seguinte forma:


Não se preocupe se você não entender parte do código, foque na repetição! Note que para cada vez que somamos um e mostramos o resultado, temos que escrever duas linhas de código. Ou seja, nesse caso, você poderia resolver o problema assim – apesar de não ser a forma mais inteligente.


Então vamos para o próximo exercício: escreva um programa que pega o número zero e soma 1 a ele até que cheguemos ao número 5000, mostrando cada passo do resultado até lá para o programador. Esse você faz e eu fico esperando!


Entendeu o problema?


Uma das grandes vantagens de se usar um computador é a velocidade colossal com que ele consegue executar tarefas. Se nós demorarmos mais para programar uma tarefa no computador do que executarmos a tarefa nós mesmos, a coisa passa a perder o sentido.

Vamos reescrever o código acima com uma estrutura de repetição e entender a diferença.



Nossa estrutura de repetição começa com a palavra “While” e termina com a palavra “Wend” (também poderia ser “Do While” e “Loop”, respectivamente). Ela nada mais faz do que dizer para o computador executar todas as linhas de código entre essas duas palavras um número específico de vezes, no nosso caso, 5 vezes.


Quer ver como ficaria o código se fossem 5000 vezes?


Esse é o poder de uma estrutura de repetição! Economizamos um tempo fenomenal de programação e uma quantidade gigante de código com ela. Além te termos um código muito mais fácil de se ler e muito mais inteligente.


Existem diversas maneiras de se construir uma estrutura de repetição em VBA. Essa que mostramos acima é apenas uma delas. Dito isso, todas as estruturas de repetição seguem a mesma lógica e precisam ter as mesmo quatro partes: inicialização, condição, corpo e iteração.


  1. Inicialização: determina a condição inicial da estrutura. No nosso exemplo, essa instrução é atribuir o número zero à variável i;

  2. Condição: instrução que determina se a repetição deve parar ou não. No nosso exemplo, essa instrução é “while i < 5000”;

  3. Corpo: todas as instruções que serão repetidas. No nosso exemplo, são as duas linhas entre “while” e “wend”;

  4. Iteração: é a instrução que faz a contagem do número de repetições já executadas. No nosso exemplo, “i=i+1”;


No VBA, podemos construir estruturas de repetição usando a sintaxe “while” (como fizemos aqui), “for next”, “do until” e “for each”. Cada uma delas tem seu jeito específico de serem escritas, mas fazem intrinsecamente a mesma coisa.


É isso! Espero que seus códigos fiquem mais limpos e inteligentes depois desse artigo! E que você gaste mais tempo se divertindo com programação do que repetindo linhas de código! ;)


Se você tem interesse em se diferenciar e aprender essa ferramenta poderosíssima e MUITO procurada por todas as empresas, que é o VBA, acompanhe os posts da BTM, traremos muito VBA para você!


Se você quiser aprender mais sobre VBA, acesse nossa aula gratuita "Gravador de Macros", é só se inscrever e começar, sem burocracia.


Fique de olho aqui no blog da BTM. E, se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e amigas para que eles possam aprender também! ;)


Quer uma ajudinha para dar um up no seu currículo e impressionar seus recrutadores e colegas de trabalho? Conheça nossos cursos! Confere lá e vem ser #TeamBTM!


#Excel #While #Fornext #DoUntil #ForEach #VBA #VBAparaExcel #EstruturasDeRepetição #Programaçao #BTMCo #BeatTheMarketCo


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • BTM Co. - Youtube
  • BTM Co - Linkedin
  • BTM Co - Facebook

Beat the Market Co.

CNPJ: 27.542.195/0001-58

WhatsApp: (11) 94376-6919

TEM DÚVIDAS?

A GENTE TIRA!