• Rafael Terra

Excel Grátis

Atualizado: Ago 10

Se você clicou nessa publicação, provavelmente é porque quer aprender mais sobre o que o Excel é capaz de fazer (e não quer gastar com isso, acertei? Hehehe).


Para isso, acesse nosso mini-curso gratuito "Aprenda 3 ferramentas essenciais do Excel", é só se inscrever e começar, sem burocracia (de verdade, rs).




Muito bom!

E quais são essas 3 ferramentas essenciais que ensinamos no curso?


As 3 ferramentas são:


  1. Função SE;

  2. PROCV;

  3. Ferramenta FILTRO.


Vamos falar um pouco de cada uma delas.


Função SE

A função SE permite ao usuário retornar valores diferentes, dependendo do resultado de um teste lógico. Você pode atribuir um resultado caso o teste lógico seja VERDADEIRO e outro resultado pro caso do mesmo teste lógico der FALSO.


Mas... como assim?


SE tal coisa acontecer, ENTÃO faça isso.

SE tal coisa não acontecer, ENTÃO faça aquilo.


Acho que falando assim fica mais palpável, certo? Que Bom!

E as coisas ficam mais palpáveis ainda com exemplos.


Vamos supor que você tem uma planilha com boletos que não foram pagos e pretende saber quais estão em atraso para fazer uma cobrança.



Para isso, você pode utilizar a função SE da seguinte maneira:


SE a data de validade é menor que a data de hoje, ENTÃO o boleto está em atraso.

SE a data de validade é maior ou igual a data de hoje, ENTÃO o boleto está em dia.


Completando a planilha, ficaria desta forma.



Muito bom... Podemos ver quem está com o boleto atrasado ou em dia.


Parece simples... conseguiríamos olhar esses 11 boletos e responder quem está em dia, mas imagina quando temos uma planilha com 3 mil boletos (por exemplo), já começa a ficar um pouco mais difícil olhar uma por uma e teria chances de cometer algum erro pelo cansaço.


Agora que sabemos os status dos boletos, devemos ligar para os que estão em atraso e fazer a cobrança. Para isso, consultamos uma outra tabela que contém os telefones de todos os clientes.


Nossa... mas tem que ficar olhando quem tá devendo e procurar em outra aba o telefone da pessoa? Parece bem chato mesmo, é aí que o PROCV nos ajuda.


PROCV

O PROCV permite combinar as informações que estão espalhadas em várias tabelas (mesmo em abas separadas).


Isso significa que, a partir do nome do cliente, podemos mesclar os seus respectivos telefones na tabela de boletos vencidos. Vamos ver como fica?



Novamente, para esse tanto de informação, é possível fazer manualmente. Mas o Excel te ajuda e traz um enorme ganho de tempo quando a quantidade de informações é maior.


Ainda no mesmo caso, imaginando essa grande quantidade de informações, seria muito ruim descer a planilha manualmente procurando quem está atrasado para fazer a cobrança. Podemos, então, usar a ferramenta FILTRO.


FILTRO

O filtro permite exibir somente linhas com informações que desejamos, sem que as linhas sejam modificadas para isso. No nosso caso, ele permite exibir somente quem está com o boleto em atraso, para facilitar a cobrança.



Muito bom!

Note que aparece "Status: É igual a "Atrasado", ou seja, só está exibindo quem está com o boleto atrasado. Após isso, podemos limpar o filtro e voltar para a tabela que tínhamos anteriormente.


Fica claro porque são ferramentas essenciais para aprender, elas permitem um fácil manuseio e ganho de tempo quando manipulamos uma quantidade grande de informações (não costuma ser menos do que isso em sua vida profissional, né? Rs...).


Agora que você já sabe o que vai encontrar, aproveite e faça o nosso mini-curso gratuito "Aprenda 3 ferramentas essenciais do Excel" para ver o passo a passo de como usar essas ferramentas tão valiosas e depois fazer cases de aplicação!


Além disso fique de olho aqui no blog da BTM. E, se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e amigas para que eles possam aprender também! ;)


Quer uma ajudinha para dar um up no seu currículo e impressionar seus recrutadores e colegas de trabalho? Conheça nossos cursos! A BTM está com as inscrições abertas! Confere lá e vem ser #TeamBTM!


Excel: Básico ao Avançado | 40h - Abrangente em conteúdo e condensado em carga horária. Com CASES REAIS de situações que serão enfrentadas no dia a dia de trabalho.

Um abraço!


#Excel #FuncaoSE #FiltrosNoExcel #FuncaoPROCV #BTMCo #BeatTheMarketCo



117 visualizações
  • BTM Co. - Youtube
  • BTM Co - Linkedin
  • BTM Co - Facebook

Beat the Market Co.

CNPJ: 27.542.195/0001-58

WhatsApp: (11) 94376-6919

TEM DÚVIDAS?

A GENTE TIRA!