• Rafael Terra

Função SE

Atualizado: Ago 11

Dica 1: Os operadores lógicos "=" e "<>" podem ser utilizados tanto para número quanto para textos.

Dica 2: Aproveite e faça nosso curso gratuito "Aprenda 3 ferramentas essenciais do Excel".

Depois dessas duas dicas essenciais vamos dar prosseguimento no nosso tema. A vida é cheia de situações condicionais, (por exemplo, SE uma pessoa tem 18 anos ou mais ela é adulta, senão ela não é adulta... SE tem carteira de motorista pode dirigir, senão não pode... etc) e você (agora que está evoluindo no Excel) vai se deparar com elas. Para ajudar na resolução do seu problema, utilizar a função SE pode ser útil e eficaz.


Sempre quando você vai usar uma relação condicional, vai precisar comparar coisas. Como no exemplo acima, vai precisar saber se a idade é maior ou igual a 18 anos, se a condição de "habilitado" é verdadeira, e assim por diante.


Para isso, usamos os chamados operadores lógicos, eles permitem fazer testes lógicos entre valores e células da planilha e retornam os resultados VERDADEIRO (satisfaz a condição) e FALSO (não satisfaz a condição). Assim, podemos usá-los como entrada na função SE.


Abaixo está uma planilha com os operadores lógicos mais utilizados e seus significados.


Nota: os operadores lógicos "=" e "<>" podem ser utilizados tanto para número quanto para textos.


Legal! Voltando ao exemplo usado no começo, vamos definir se uma pessoa é adulta ou não utilizando os operadores lógicos.



Tá bom, para uma pessoa é fácil, mas e se eu quiser saber quem é adulto e quem não é dentro de um condomínio com, digamos, 500 pessoas? É nesse momento que a coisa complica e a função SE vira a sua amiga, rs.



Função SE

A função SE permite ao usuário retornar valores diferentes, dependendo do resultado de um teste lógico. Você pode atribuir um resultado caso o teste lógico seja VERDADEIRO e outro resultado pro caso do mesmo teste lógico der FALSO.


Vamos, agora, aprender a sintaxe e o uso dessa função.



E como ficaria isso no nosso caso do condomínio?



Deu certo!!! Maravilha... mas ainda acho muito amplo separar entre adultos e não adultos, quero separar entre adultos, adolescentes e crianças. Vamos considerar adolescentes pessoas dos 13 até os 17 anos. Então, nosso fluxograma ficará dessa maneira.



E no Excel teremos a seguinte sintaxe.



Nota: utilizamos a função SE dentro de outra função SE, isso se dá pois o [valor_se_verdadeiro] e o [valor_se_falso] podem ser tanto valores absolutos quanto outras funções, como citado na parte da sintaxe.


Espero ter ajudado nesse seu início de jornada com essa ferramenta incrível que é o Excel e que você tenha aprendido como utilizar a função SE!


Se você quiser aprender mais sobre o que o Excel é capaz de fazer, acesse nosso mini-curso gratuito "Aprenda 3 ferramentas essenciais do Excel", é só se inscrever e começar, sem burocracia.





Além disso fique de olho aqui no blog da BTM. E, se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e amigas para que eles possam aprender também! ;)


Quer uma ajudinha para dar um up no seu currículo e impressionar seus recrutadores e colegas de trabalho? Conheça nossos cursos! Confere lá e vem ser #TeamBTM!




Um abraço!


#Excel #FUNCAOSE #BTMCo #BeatTheMarketCo



267 visualizações
  • BTM Co. - Youtube
  • BTM Co - Linkedin
  • BTM Co - Facebook

Beat the Market Co.

CNPJ: 27.542.195/0001-58

WhatsApp: (11) 94376-6919

TEM DÚVIDAS?

A GENTE TIRA!