- Rafael Terra
Função SE com 3 condições
Neste post, vamos nos focar em entender como funciona e como usar a função SE quando temos mais de uma condição.
Se você ainda não tem familiaridade com a função SE, não se preocupe, dá uma olhada no post Função SE!
Agora que você já tá por dentro de como funciona a função SE, vamos imaginar que você tem uma planilha de notas igual a imagem abaixo.

Se o seu critério para aprovar um aluno é somente a média ser maior ou igual a 5, o outro post resolveu o seu problema, mas... e se meu critério para aprovação for:
Média maior ou igual a 5
Provas com uma nota maior ou igual a 4.
Note que temos 3 condições que precisam ser validadas, são elas: média maior ou igual a 5 E
prova 1 maior ou igual a 4 E prova 2 maior ou igual a 4. Para isso, podemos utilizar as funções lógicas (E, OU, etc...).
Função E
A função E permite uma condição em que todos seus critérios devem ser verdadeiros para que a função retorne verdadeiro, ou seja, basta que um desses critérios seja falso para que a função retorne falso. Nesse caso, os critérios são o que chamamos testes lógicos, que vão sempre retornar como resultado VERDADEIRO ou FALSO.
Exemplo: 3=5 é um teste lógico, cujo resultado é FALSO.
A sintaxe da função é =E(lógico1;[lógico2],[lógico3];...) em que lógico1 é o primeiro critério, lógico2 é o segundo critério, etc...
No nosso exemplo, a média deve ser maior ou igual a 5 e cada prova deve ser maior ou igual a 4. Se qualquer desses critérios não for satisfeito, o retorno será falso.

Agora que já temos quem são os alunos que satisfazem as condições, podemos incluir essa função E como uma condição da função SE (como abaixo).

Muito bom!!!
Conseguimos resolver o problema da planilha de notas. Mas... e se eu quiser inverter a lógica? Por exemplo, para essa mesma planilha, caso tenha alguma nota de prova menor que 4 OU a média menor que 5, retorne verdadeiro. Para isso, podemos usar a função OU.
Função OU
A função OU permite uma condição em que apenas um de seus critérios precisa ser verdadeiro para que a função retorne verdadeiro, ou seja, todos os critérios devem ser falsos para que a função retorne falso.
A sintaxe da função é =OU(lógico1;[lógico2],[lógico3];...) em que lógico1 é o primeiro critério, lógico2 é o segundo critério, etc...
No nosso exemplo da planilha de notas, queremos que ele retorne verdadeiro se: prova 1 é menor que 4 OU prova 2 é menor que 4 OU média é menor que 5.

Note que invertemos os operadores lógicos para avisar quando alguma nota é menor que o critério (e não mais se todas estão acima do critério).
Novamente, colocando na função SE...

Note que o valor quando verdadeiro (ou falso) também foi invertido na função SE.
Excelente!!
Vemos que o resultado é o mesmo (ainda bem, rs...), nós só utilizamos um caminho diferente para o mesmo fim.
Você pode utilizar, também, uma condição que contenha tanto a função E quanto a função OU. Mas... como assim?
Vamos supor que as condições de notas de prova serem maior ou igual a 4 seja somente para os alunos que possuem frequência menor que 75%. Nesse caso, podemos utilizar a função E como parâmetro da função OU.
Muita calma nessa hora... olhe a função abaixo com atenção:

Muito bom!
Vemos que o Pablo se deu bem nesse novo critério, rs... já o Pedro não atingiu a frequência, portanto continuou sendo reprovado.
Note que dessa forma podemos utilizar quantos critérios quisermos, não sendo limitado a 3 condições, somente.
Espero ter ajudado nesse seu início de jornada com essa ferramenta incrível que é o Excel e que você tenha aprendido como usar a função E, a função OU e a função SE com mais critérios!
Se você quiser aprender mais sobre o que o Excel é capaz de fazer, acesse nosso mini-curso gratuito "Aprenda 3 ferramentas essenciais do Excel", é só se inscrever e começar, sem burocracia.
Além disso fique de olho aqui no blog da BTM. E, se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e amigas para que eles possam aprender também! ;)
Quer uma ajudinha para dar um up no seu currículo e impressionar seus recrutadores e colegas de trabalho? Conheça nossos cursos! A BTM está com as inscrições abertas! Confere lá e vem ser #TeamBTM!
Excel: Básico ao Avançado | 40h - Abrangente em conteúdo e condensado em carga horária. Com CASES REAIS de situações que serão enfrentadas no dia a dia de trabalho.
Um abraço!
#Excel #FunçãoSE #FunçãoSE3Condições #BTMCo #BeatTheMarketCo