• Rafael Terra

Função SOMASE

Atualizado: Abr 7

Agora que você já leu nossos post sobre como somar no Excel e como utilizar a função SE (leu né? se não leu, corre lá pra não perder nada!), nós já podemos avançar no conteúdo e introduzir as funções SOMASE e SOMASES.


Muitas vezes, na nossa vida profissional, vamos nos deparar com situações em que precisamos somar valores que respeitem determinadas condições. Por exemplo, imagine que você tem uma tabela de vendas de uma rede de lojas com uma série de classificações diferentes e você quer extrair valores específicos, como: a SOMA dos produtos vendidos de determinada marca, a SOMA do valor de comissão para cada vendedor, a SOMA das vendas de um determinado produto, de um determinado tamanho, etc...


Para deixar mais didático, vamos focar em um exemplo! Suponha que você é dono de uma rede de lojas no estado de SP e RJ e está querendo ter algum controle sobre a operação das lojas. Você entra na base de dados e vê as vendas em todas as lojas, como abaixo.



Qual foi o valor de todas as vendas no estado do Rio de Janeiro? Para saber essa informação, basta fazer a SOMA das vendas, SE elas foram feitas no estado do Rio de Janeiro.


Nesse caso, daria para fazer com uma certa facilidade utilizando uma calculadora, mas na vida real essa tabela terá milhares (e milhares, rs) de linhas.


A calculadora já não parece uma alternativa viável, e é aí que a função SOMASE entra em campo para te ajudar!


Função SOMASE

A função SOMASE soma valores em um determinado intervalo, porém só considera linhas/colunas que respeitam um determinado critério em um outro intervalo correspondente.


Mas como eu defino esses intervalos e esse critério? Vamos, então, entender a sintaxe da nossa função.



No nosso exemplo, temos que o "intervalo" é a coluna "Estado", o "critério" é ser igual a "RJ" e o "[intervalo_soma]" é a coluna "Valor". Dessa forma, no Excel temos:



Funcionou, muito bom!! O que o Excel fez foi verificar linha a linha da tabela, se a coluna ESTADO era igual a RJ, respeitando o critério. Se era igual, ele somava o número da coluna valor, se não era, não somava.. simples assim! Legal... mas você quer aumentar o detalhe da sua análise e evoluiu nas perguntas... e se você quiser saber a soma dos valores vendidos, se as vendas foram na loja "D", no "RJ" e na categoria "LM"?


Mudamos de um critério para três, e agora?


Quando necessitamos mais de um critério para a soma, utilizamos a função SOMASES!


Função SOMASES

A função SOMASES tem a sintaxe um pouco diferente da anterior, isso porque ela exige o intervalo de soma antes dos critérios. Vamos ver como fica?


Nota: você pode incluir quantos critérios você desejar, basta inserir os intervalos de critério e os critérios desejados.


Assim, para o questionamento feito antes de apresentar a função SOMASES, temos a seguinte sintaxe e implementação no Excel:



Deu certo, excelente!!! O processo foi exatamente o mesmo. O Excel passou linha a linha e foi verificando os critérios para cada parzinho de intervalo e critério... se TODOS forem verdadeiros para uma linha, o valor é somado.

Dica: para verificar manualmente se a fórmula está correta, podemos filtrar a tabela com os critérios desejados e ver se a soma é igual ao resultado da função utilizada. Faça isso antes de colocar o arquivo para executar definitivamente.

Agora tente fazer você mesmo, faça com outros critérios e veja se os números batem, é sempre importante confirmar se estamos com nossas fórmulas retornando o que desejamos antes de aplicarmos em larga escala.


Dica: selecione os intervalos pensando que mais linhas serão incluídas em sua base. No nosso exemplo das lojas, as vendas vão continuar e a tabela vai aumentar. Selecione a coluna toda, para que quando a tabela aumente, a sua soma se atualize.



Espero ter ajudado nesse seu início de jornada com essa ferramenta incrível que é o Excel e que você tenha aprendido como usar as funções SOMASE e SOMASES!


Se você quiser aprender mais sobre o que o Excel é capaz de fazer, acesse nosso mini-curso gratuito "Aprenda 3 ferramentas essenciais do Excel", é só se inscrever e começar, sem burocracia.



Além disso fique de olho aqui no blog da BTM. E, se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e amigas para que eles possam aprender também! ;)


Quer uma ajudinha para dar um up no seu currículo e impressionar seus recrutadores e colegas de trabalho? A BTM está com as inscrições abertas! Confere lá e vem ser #TeamBTM!

Processo Seletivo | 16h - Ao final desse módulo, você estará preparado e seguro para participar dos processos seletivos.

Excel: Básico ao Avançado | 40h - Abrangente em conteúdo e condensado em carga horária. Com CASES REAIS de situações que serão enfrentadas no dia a dia de trabalho.

Programação em VBA | 40h - Automatize e ganhe uma produtividade surpreendente! Estamos na era digital, não fique atrasado no tempo!


Mercado Financeiro - Fast Tracker | 64h - O curso que vai te levar para o Mercado Financeiro. Com exemplos reais do dia a dia, cases e aplicações!


Um abraço!


#Excel #FUNCAOSE #BTMCo #BeatTheMarketCo



218 visualizações
  • BTM Co. - Youtube
  • BTM Co - Linkedin
  • BTM Co - Facebook

Beat the Market Co.

CNPJ: 27.542.195/0001-58

WhatsApp: (11) 97527-4754

TEM DÚVIDAS?

A GENTE TIRA!