• Rafael Terra

Gráfico de Pizza

Atualizado: Ago 11

Neste post, nosso objetivo é entender como funcionam os Gráficos de Pizza.

Se você ainda não tem familiaridade com gráficos, dá uma olhada no post "Como fazer gráficos no Excel"! Lá explicamos como inserir um gráfico e suas informações.


Os gráficos de pizza são bem famosos, por serem visuais e bonitos, costumam ser usados com certa frequência. Provavelmente você já viu um gráfico de pizza na sua vida, acertei?



Rs... brincadeiras à parte... se você nunca viu um gráfico de pizza, você tem a chance de conhecer essa ferramenta neste post, se você já viu um gráfico desses, mostraremos como inserir e utilizá-lo.


Existem 3 tipos de gráficos de pizza: o gráfico de pizza (podendo ser expandida, 3D, etc), gráfico de pizza de pizza e gráfico de barra de pizza. Vamos falar de cada um deles.



Gráfico de pizza

Um bom uso dos gráficos de pizza é quando temos que fazer comparações entre quantidades (ou porcentagens) comparando um número pequeno de categorias.


Vamos imaginar que você recebe uma tabela abaixo com a receita gerada pelos vendedores de uma rede de lojas.



Você, então, para início de análise, quer comparar as receitas geradas entre as lojas. Para isso, eu montei uma nova tabela com o valor acumulado das receitas em cada loja (utilizando a Função SOMASE) e gerei o gráfico de pizza abaixo.



Ficou legal!

Caso você esteja analisando uma das unidades em relação às outras, podemos usar a pizza expandida. No caso de estarmos analisando a loja A, teremos a seguinte expansão.



Muito bom... dá um certo destaque para a informação que queremos passar!


Dica: para expandir uma parte da pizza, selecione a seção que deseja expandir e clique com o botão direito, selecione "Formatar Ponto de Dados..." e no menu "Opções de Série" terá um campo "Explosão de Ponto". Altere aquele valor para explodir ou recuar a série.


Podemos expandir o gráfico todo, também. Basta selecionar todas as séries conjuntamente e executar os mesmos comandos mostrados na dica acima.


Legal, até agora comparamos as lojas dentro da mesma rede... voltando para a nossa tabela original, podemos comparar os vendedores também, certo?


Para um número maior de categorias, o gráfico de pizza pode ficar confuso, nesse caso, uma alternativa é utilizar o gráfico de pizza de pizza ou o gráfico de barra de pizza.


Gráfico de Pizza de Pizza

Os gráficos de pizza de pizza agrupam categorias do seu gráfico de pizza principal e geram um novo gráfico de pizza comparando as categorias agrupadas. Vamos ver na prática?



Agora ficou mais claro!

Nas opções da seção, eu coloquei para agrupar valores menores ou iguais a 11%. Ele agrupou e gerou uma nova pizza com essas categorias, mantendo a porcentagem anterior.


Note: a somatória dos valores da pizza menor vale a porcentagem dos valores agrupados, e não 100%.


Gráfico de barra de pizza

O gráfico de barra de pizza segue a mesma lógica do gráfico pizza de pizza. A diferença é que ele gera um gráfico de barra (coluna) empilhada com as categorias agrupadas, enquanto o gráfico de pizza de pizza gera uma nova pizza.



Muito bom!

Você pode escolher qual deles funciona melhor e qual fica mais claro para a situação que está enfrentando!


Dica: os gráficos de rosca também podem ser usados como substitutos dos gráficos de rosca. Eles ficam visualmente melhores em casos onde você tem mais categorias do que gráficos de pizza tradicionais comportam, porém não são categorias suficientes para você precisar de um gráfico de pizza de pizza ou de barra de pizza.


Espero ter ajudado nesse seu início de jornada com essa ferramenta incrível que é o Excel e que você tenha aprendido como usar os Gráficos de Pizza!


Se você quiser aprender mais sobre o que o Excel é capaz de fazer, acesse nosso mini-curso gratuito "Aprenda 3 ferramentas essenciais do Excel", é só se inscrever e começar, sem burocracia.




Além disso fique de olho aqui no blog da BTM. E, se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e amigas para que eles possam aprender também! ;)


Quer uma ajudinha para dar um up no seu currículo e impressionar seus recrutadores e colegas de trabalho? Conheça nossos cursos! Confere lá e vem ser #TeamBTM!


Um abraço!


#Excel #Gráficos #GráficosdePizza #BTMCo #BeatTheMarketCo



116 visualizações
  • BTM Co. - Youtube
  • BTM Co - Linkedin
  • BTM Co - Facebook

Beat the Market Co.

CNPJ: 27.542.195/0001-58

WhatsApp: (11) 94376-6919

TEM DÚVIDAS?

A GENTE TIRA!