• Rafael Terra

Gráficos de Área

Neste post, vamos nos focar em entender como funcionam os Gráficos de Área.


Se você ainda não tem familiaridade com gráficos, dá uma olhada no post "Como fazer gráficos no Excel"! Lá explicamos como inserir um gráfico e suas informações.


Gráficos de área são gráficos de linha, porém a área entre a linha e o eixo horizontal é preenchida com uma cor. Portanto, eles são encontrados no menu dos gráficos de linha.



Existem 3 tipos de gráficos de área: o gráfico de área, gráfico de área empilhada e gráfico de área 100% empilhada.


Gráfico de Área

Um bom uso dos gráficos de área é quando queremos analisar uma informação ao longo do tempo, de forma mais visual. Nesses casos, também podemos utilizar gráficos de linha ou coluna.


Para ficar mais claro, vamos imaginar uma situação em que você está no trabalho e seu gestor pede para você analisar o comportamento do faturamento dos anos de 2018 e 2019 do Grupo Fleury. Para isso, você procurou os indicadores trimestrais no site de Relações com Investidores do Grupo Fleury e encontrou a tabela abaixo:



Ok, mas por onde começar?

Acho que um comparativo do faturamento do trimestre em cada ano seria um dado legal de analisar. então vamos lá...



Muito bom!

conseguimos perceber algumas tendências... o terceiro trimestre é o que tem o faturamento maior nos respectivos anos; em ambos os anos estudados vemos um aumento do faturamento do primeiro para o segundo trimestre, todos os trimestres de 2019 tiveram um faturamento maior que o trimestre referente ao ano de 2018, etc...


Legal, já deu para perceber bastante utilidade neste tipo de gráfico!

Seguindo adiante no nosso estudo, olhando a tabela novamente, percebemos que o faturamento está dividido por segmento de negócio (Unidades de Atendimento e B2B) e, dentro das Unidades de Atendimento está subdividido em marcas.


Vamos entender a contribuição de cada uma dessas marcas na receita bruta dessas Unidades de Atendimento. Para isso, utilizaremos o gráfico de área empilhada e o gráfico de área 100% empilhada.


Gráfico de Área Empilhada

O gráfico de área empilhada é uma boa solução quando queremos empilhar as contribuições de cada categoria resultando no valor total de cada período analisado.


Ele é uma solução mais visual quando comparado ao gráfico de linha empilhada.



Excelente!

Realmente... neste caso, o gráfico de área empilhada me agradou mais que o gráfico de linha empilhada, e você, o que achou?


Dica: um gráfico de coluna empilhada também funcionaria bem.


Conseguimos ver como a Marca Fleury tem a maior contribuição quando comparada às outras marcas, além de que as marcas regionais tem menor contribuição mas não tem muita variação, etc...


Agora que já temos a contribuição de cada marca em número absoluto, um dado bom de analisar é a porcentagem dessas contribuições.


Gráfico de Área 100% Empilhada

O gráfico de área 100% empilhada nos mostra a porcentagem da contribuição de cada categoria no respectivo período. Costuma ser um gráfico bom para analisar crescimento/decrescimento de uma categoria em relação a outra.


Neste caso, o gráfico de área 100% empilhada também se mostra mais visual em relação ao gráfico de linha 100% empilhada.



Muito melhor!

Nesse tipo de gráfico não conseguimos saber se uma marca se manteve constante em faturamento ou não, mas sim, se a sua porcentagem de contribuição se manteve constante, aumentou ou diminuiu (como podemos observar na Marca Fleury, que teve sua porcentagem ligeiramente diminuída em relação ao primeiro trimestre de 2018).


Dica: um gráfico de coluna 100% empilhada também funcionaria bem.


Espero ter ajudado nesse seu início de jornada com essa ferramenta incrível que é o Excel e que você tenha aprendido como usar os Gráficos de Área!


Se você quiser aprender mais sobre o que o Excel é capaz de fazer, acesse nosso mini-curso gratuito "Aprenda 3 ferramentas essenciais do Excel", é só se inscrever e começar, sem burocracia.



Além disso fique de olho aqui no blog da BTM. E, se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e amigas para que eles possam aprender também! ;)


Quer uma ajudinha para dar um up no seu currículo e impressionar seus recrutadores e colegas de trabalho? A BTM está com as inscrições abertas! Confere lá e vem ser #TeamBTM!

Processo Seletivo | 16h - Ao final desse módulo, você estará preparado e seguro para participar dos processos seletivos.

Excel: Básico ao Avançado | 40h - Abrangente em conteúdo e condensado em carga horária. Com CASES REAIS de situações que serão enfrentadas no dia a dia de trabalho.

Programação em VBA | 40h - Automatize e ganhe uma produtividade surpreendente! Estamos na era digital, não fique atrasado no tempo!


Mercado Financeiro - Fast Tracker | 64h - O curso que vai te levar para o Mercado Financeiro. Com exemplos reais do dia a dia, cases e aplicações!


Um abraço!


#Excel #Gráficos #GráficosdeArea #BTMCo #BeatTheMarketCo



13 visualizações
  • BTM Co. - Youtube
  • BTM Co - Linkedin
  • BTM Co - Facebook

Beat the Market Co.

CNPJ: 27.542.195/0001-58

WhatsApp: (11) 97527-4754

TEM DÚVIDAS?

A GENTE TIRA!