• Rafael Terra

Gráficos de Coluna

O objetivo desse post é entender como funcionam os gráficos de coluna, sendo que existem 3 tipos de gráficos de coluna.. Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles.


Se você ainda não tem familiaridade com gráficos, dá uma olhada no post "gráficos no Excel"! Lá explicamos como inserir um gráfico e suas informações.


Os 3 tipos existentes são: gráfico de coluna agrupada, gráfico de coluna empilhada e gráfico de coluna 100% empilhada.


Coluna Agrupada

Os gráficos de coluna agrupada são utilizados quando queremos comparar duas categorias de informações em um determinado tempo.


Como assim? Vamos imaginar que (para algum estudo) você quer comparar a frota de automóveis nos estados de SP e RJ durante alguns anos.


Você visitou o site do IBGE e encontrou esses valores ano a ano e montou uma tabela. Mas... para saber se a diferença entre as frotas dos estados diminui ou aumenta ao decorrer do tempo, você quer algo mais visual (como um gráfico, rs...).


Então você decide criar um gráfico de coluna agrupada e tem o seguinte resultado.



Com o gráfico, ficou muito mais intuitivo perceber que a tendência é da diferença da frota dos dois estados aumentar a cada ano.


Você apresentou esse gráfico aos seus gestores e foi bastante elogiado... Excelente!!


Agora que eles sabem o potencial de apresentações que você tem, te pediram para apresentar, na semana seguinte, informações sobre as frotas de automóveis nos 4 estados da região Sudeste. (Eles devem ter enxergado uma possível oportunidade de negócios e querem um estudo mais profundo...)


Ao sentar na sua mesa, você completa a sua tabela com os estados que estavam faltando e percebe que 4 estados já fica bastante poluído para apresentar um gráfico de coluna agrupada.


Pensando nisso, você pensa em fazer um gráfico de coluna empilhada.


Coluna Empilhada

Mas... por que a escolha deste tipo de gráfico?


O gráfico de coluna empilhada permite apresentar a contribuição de cada categoria, além de um comparativo dos valores totais em cada intervalo de tempo.


Ou seja, no nosso exemplo, apresenta tanto a contribuição de cada estado na frota da região Sudeste, como a tendência do valor total das frotas em cada ano.



Ficou muito bom! Acredito que os gestores vão gostar...


Além disso, você, ao olhar o gráfico que vai apresentar, fica se perguntando qual a proporção dessa contribuição de cada estado (não mais em número absoluto de automóveis), e decide levar para a apresentação, um gráfico de coluna empilhada 100%.


Coluna Empilhada 100%

Como dito, o gráfico de coluna empilhada 100% é utilizado quando queremos comparar as contribuições de cada categoria, em forma de porcentagem.


É como se tivéssemos um gráfico de pizza lado a lado em cada ano (claro que dessa forma iria ficar muito difícil de visualizar o conteúdo).


Dica: para colocar as porcentagens como rótulos é necessário fazer uma nova tabela com os valores em porcentagem (como na imagem) e selecionar a nova tabela como o seu intervalo de dados.


Ficou bem legal... dá pra perceber que apesar do estado SP ter uma frota bem maior em relação aos outros estados, já está diminuindo proporcionalmente (já no gráfico de coluna empilhada isso não fica evidente).


Os seus gestores vão se surpreender e você elevará o nível das apresentações da sua equipe!


E muito disso se deve tanto à escolha dos gráficos apresentados, quanto da paleta de cores, eixos, rótulos, legenda... uma série de customizações para que o gráfico fique sucinto e passe a informação de forma clara.


Como editar seus gráficos

Depois de inserir os dados do gráfico, deve-se customizá-lo, para que ele fique com um visual agradável e ajude na interpretação dos dados (evitar gráficos poluídos deixa a informação mais clara).


As customizações ficam no menu de contexto dos gráficos, basta selecionar o gráfico e o menu de contexto aparecerá na barra de ferramentas.


No menu de contexto Design podemos adicionar, alterar ou remover elementos do gráfico como eixos, rótulos, legendas, etc...



Podemos mudar a paleta de cores também...


Dica: para alterar um elemento, você também pode clicar com o botão direito do mouse no elemento "XX" que você quer alterar e selecionar "Formatar XX". É bastante usado quando quer alterar somente um elemento. (Por exemplo, no nosso caso, eu optei por excluir a porcentagem do estado ES, pois era muito pequena e o rótulo estava poluindo o gráfico).


Assim você pode deixar o gráfico da maneira que você mais gostar... e esperamos que os outros leitores do gráfico também gostem, né? Rs...


Espero ter ajudado nesse seu início de jornada com essa ferramenta incrível que é o Excel e que você tenha aprendido como usar os Gráficos de Coluna!


Se você quiser aprender mais sobre o que o Excel é capaz de fazer, acesse nosso mini-curso gratuito "Aprenda 3 ferramentas essenciais do Excel", é só se inscrever e começar, sem burocracia.



Além disso fique de olho aqui no blog da BTM. E, se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e amigas para que eles possam aprender também! ;)


Quer uma ajudinha para dar um up no seu currículo e impressionar seus recrutadores e colegas de trabalho? A BTM está com as inscrições abertas! Confere lá e vem ser #TeamBTM!

Processo Seletivo | 16h - Ao final desse módulo, você estará preparado e seguro para participar dos processos seletivos.

Excel: Básico ao Avançado | 40h - Abrangente em conteúdo e condensado em carga horária. Com CASES REAIS de situações que serão enfrentadas no dia a dia de trabalho.

Programação em VBA | 40h - Automatize e ganhe uma produtividade surpreendente! Estamos na era digital, não fique atrasado no tempo!


Mercado Financeiro - Fast Tracker | 64h - O curso que vai te levar para o Mercado Financeiro. Com exemplos reais do dia a dia, cases e aplicações!


Um abraço!


#Excel #Gráficos #GráficosdeColuna #BTMCo #BeatTheMarketCo



27 visualizações
  • BTM Co. - Youtube
  • BTM Co - Linkedin
  • BTM Co - Facebook

Beat the Market Co.

CNPJ: 27.542.195/0001-58

WhatsApp: (11) 97527-4754

TEM DÚVIDAS?

A GENTE TIRA!