• Victor Natal

If e Else

Moças e moços, hoje vamos explorar um dos pontos mais importantes em qualquer linguagem de programação! Então apertem os cintos que lá vem conteúdo!


Conforme vamos aprendendo diferentes linguagens, percebemos que existem diversas diferenças entre elas, mas percebemos também que existe um ponto crucial que é sempre verdadeiro em qualquer linguagem:


Todas elas se apoiam no conceito de lógica computacional.


Lógica computacional é a maneira com que os computadores “pensam”, é o jeito que os computadores usam pra fazer absolutamente tudo que você já viu os computadores fazendo. A lógica computacional é o tijolo e o cimento de toda e qualquer linguagem de programação!


Podemos dividir a lógica computacional em duas partes, os dois jeitos mais básicos que uma máquina interpreta informação (pelo menos do ponto de vista lógico). São eles as estruturas de decisão e as estruturas de repetição. Usando essas estruturas incontáveis vezes, os computadores conseguem resolver problemas extremamente complexos e de maneira incrivelmente rápida! Por hoje, vamos focar em estruturas de decisão e, em outro post, trataremos as estruturas de repetição.


As estruturas de decisão funcionam de maneira muito direta: recebe-se uma informação, faz-se uma comparação e, em seguida, toma-se uma decisão.


Vamos pensar num exemplo simples: você construiu um programa que verifica se um número digitado no teclado do computador é maior que 3. Se for maior que 3, o computador te responde “Sim!”; se não, ele te responde “Não!”. O mais importante dessa história toda é uma única palavrinha: SE! É nela que se apoia todo o nosso raciocínio (aproveitando: “se”, em inglês é “if”). Esse programa funcionaria da seguinte maneira:


No nosso diagrama, o losango é o nosso se, nosso if, nossa estrutura de decisão! Ele pode ser representado pelas seguintes frases: “Se o número for maior que 3, responda ‘Sim!’. Se não, responda ‘Não!’”. Em inglês, “se não” é “else”.


Nosso exemplo tem apenas uma decisão a ser tomada e, por isso, temos apenas uma comparação e duas respostas possíveis. Em problemas mais complexos, podemos adicionar quantas decisões quisermos – isso fará com que o programa seja cada vez mais complexo e tenha cada vez mais comparações e cláusulas “se”. Em casos mais complexos como esses, em que existem mais hipóteses a serem testadas, a estrutura construída se apoia em quantos “if” e “else” se queiram. Vamos para mais um exemplo: agora vamos testar se um número digitado no teclado é maior que 3 e menor que 10.


Vamos traduzir o diagrama para português:


· SE (if) o número for menor que 3, responda “Número é menor que 3!”;

· SE NÃO (else), verifique se o número é menor que 10;

· SE (if) o número for maior ou igual a 10, responda “Número maior ou igual a 10!”;

· SE NÃO (else), respondaNúmero é maior que 3 e menor que 10!”;

Apesar de não ser nosso objetivo falar de código nesse post – o interesse é a lógica para você aplicar em qualquer linguagem – vamos dar uma olhada em como ficaria o código desse programa em VBA (se você não entender algumas coisas, não tem problema – foque na estrutura de decisão!).



Se você quiser testar o programa, copie o código no VBA e digite qualquer número que você queira na telinha que vai se abrir pedindo para você digitar um número! Pronto: essa é sua primeira estrutura de decisão! Parabéns!


Se você tem interesse em se diferenciar e aprender essa ferramenta poderosíssima e MUITO procurada por todas as empresas, que é o VBA, acompanhe os posts da BTM, traremos muito VBA para você!


É muito importante praticar! De pouco em pouco você entenderá códigos cada vez mais complexos e conseguirá desenvolver suas próprias Subs. Se você nunca programou, é uma excelente oportunidade para descobrir que programação em VBA não é um bicho de sete cabeças.


Se você quiser aprender mais sobre VBA, acesse nossa aula gratuita "Gravador de Macros", é só se inscrever e começar, sem burocracia.


Fique de olho aqui no blog da BTM. E, se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e amigas para que eles possam aprender também! ;)


Quer uma ajudinha para dar um up no seu currículo e impressionar seus recrutadores e colegas de trabalho? Conheça nossos cursos! Confere lá e vem ser #TeamBTM!


#Excel #IfeElse #VBA #VBAparaExcel #IF #IFELSE #EstruturasDeDecisão #Programaçao #BTMCo #BeatTheMarketCo


32 visualizações
  • BTM Co. - Youtube
  • BTM Co - Linkedin
  • BTM Co - Facebook

Beat the Market Co.

CNPJ: 27.542.195/0001-58

WhatsApp: (11) 94376-6919

TEM DÚVIDAS?

A GENTE TIRA!