Quer entender de negócios? Aprenda contabilidade!

Atualizado: Jun 28


A contabilidade é uma das coisas mais importantes ao se fazer a avaliação de desempenho de empresas, entidades estudantis, governos, etc. Apesar disso, é muito mal-entendida pela maior parte das pessoas.

Eu me formei em engenharia e durante o curso tive uma disciplina de contabilidade. Lançamentos em balancetes, conciliação de contas, créditos, débitos, etc. Eu achava que isso era contabilidade, um negócio chato, cheio de lançamentos para lá e para cá, e que serviam apenas como fonte de registro das operações de uma empresa.

A vida deu algumas voltas e anos depois me tornei analista de ações em um fundo de investimentos. Foi nesse momento que eu percebi que não sabia nada de contabilidade! Nada! Aquela história do livro razão, créditos, débitos e etc não me ajudavam muito quando eu pegava um conjunto de demonstrativos financeiros e precisava interpretar o que estava acontecendo com uma empresa, muito menos me ajudava a entender a dinâmica das linhas de receitas, despesas, custos, estrutura de capital, formação de estoques, gerenciamento de capital de giro. A contabilidade que era importante para fazer um valuation eu nem vi na faculdade. Levei um susto, foi dolorido.

Levei um bom tempo até conseguir entender a coisa por completo e acho que só consegui mesmo após anos de estudo para uma certificação internacional (foi a disciplina que eu precisei estudar mais).

Um tempo depois eu fui trabalhar como consultor em uma empresa listada na bolsa de valores. Empresa enorme, com muitos funcionários, que contratava muitas consultorias. Toda vez que aparecia algo muito financeiro eu era requisitado, pelo menos para dar algum parecer, me sentia bem com isso. Mas uma coisa me incomodava... mesmo em um lugar como aquele, com pessoas bem formadas, em escolas de engenharia, administração e economia, as pessoas não sabiam o suficiente de contabilidade. Eu cheguei a ver slide de uma das 3 maiores consultorias do mundo com um erro conceitual básico sobre indicadores contábeis. Foi feio.

Enfim.. já tive uma trajetória de amor e ódio com a contabilidade, mas recentemente tem sido de muito amor. Eu uso contabilidade TODOS OS DIAS na gestão da minha empresa. Calculo margens de contribuição, margens de lucro, busco conseguir alavancagem operacional, gerencio o fluxo de caixa e o capital de giro. A maquininha funciona perfeitamente na minha cabeça e, apesar dos grandes desafios de ter uma empresa, a parte de gestão de capital é redondinha. Com raras exceções, sabemos onde focar em cortes de custo, até quanto de investimento é possível fazer em marketing, pessoal ou capital fixo, a gente sabe exatamente em qual dia o dinheiro do caixa vai acabar e o quanto de geração de receita podemos ter até lá. É lindo.

Estou falando isso na minha realidade como analista de ações, consultor e empresário, mas você pode aplicar a contabilidade na gestão do dinheiro da sua república, do time de basquete da faculdade, da atlética, da empresa Jr., da empresa da sua família, da sua startup, no plano de negócios da empresa que você quer abrir. Se você souber contabilidade, você vai ter muitos desafios ainda, mas vai saber quais brigas você precisa comprar e quais não. Acredite em mim, aprenda contabilidade de verdade.

VÍDEO AULA SOBRE CONTABILIDADE

CLIQUE AQUI


137 visualizações
  • BTM Co. - Youtube
  • BTM Co - Linkedin
  • BTM Co - Facebook

Beat the Market Co.

CNPJ: 27.542.195/0001-58

WhatsApp: (11) 94376-6919

TEM DÚVIDAS?

A GENTE TIRA!