O Processo Seletivo da BTM

Atualizado: 1 de Nov de 2019


A BTM tem um objetivo claro de trazer resultado aos seus alunos, dando suporte educacional e auxílio para que tenham sucesso profissional e para que evoluam em diversos aspectos que envolvam negócios. Para atingir esse objetivo, faz parte da nossa atividade entender como funcionam os processos seletivos, quais são as habilidades mais valorizadas e como é a cabeça dos recrutadores, principalmente no mercado financeiro. Mas e nós? Como fazemos nosso processo seletivo para garantir que temos as pessoas certas para ajudar na construção da empresa? Se liga em como foi o último processo seletivo:

FIRST ROUND: Para começar o processo de seleção nós avaliamos todos os currículos recebidos. Eles foram catalogados com algumas das informações relevantes, como: ano de formatura, faculdade, curso, e informações complementares. Havia também um campo para comentários, por exemplo, dizendo sobre alguma experiência interessante identificada, currículo mal diagramado (que indica falta de capricho e cuidado com o material), etc. Como recebemos mais de 80 currículos (e não seria possível entrevistar todos), fizemos a primeira triagem tentando manter candidatos que se adequassem aos parâmetros da vaga (não estar formado, ter pelo menos 2 anos para estágio, etc).

SECOND ROUND: Nessa etapa chamamos as pessoas para as entrevistas e aplicamos 3 testes:

  1. Entrevista: O objetivo era conhecer mais o(a) candidato(a), entender suas motivações, objetivos, valores, angústias e resiliência. Ou seja, queríamos ver se a pessoa tinha o famoso fit cultural com a empresa. Uma das perguntas mais importantes, inclusive, era: “Você quer trabalhar na BTM, ou está apenas procurando um emprego?”.

  2. Avaliação de inglês e escrita: Nós estudamos muito sobre diversos assuntos na BTM e, comumente, os materiais estão em inglês. Além disso, escrevemos bastante, fazendo material de aula, para o blog, respondendo e-mails, fazendo alterações no site ou para campanhas em mídias sociais. Dessa forma, saber escrever bem em português é mandatório. Para testar essas habilidades, solicitamos que os(as) candidatos(as) lessem duas páginas de um livro escrito em inglês e escrevessem o que entenderam em português. Como brinde, ainda foi possível ver a capacidade de interpretação e síntese das pessoas.

  3. Teste de Excel: Precisamos mexer com diversas plataformas no nosso dia a dia, como google adwords, google analytics, gerenciador de anúncios do facebook, entre outros, porém, a ferramenta mais presente nos nossos dias é o Excel, sem sombra de dúvidas! Nossos controles, registros de inscrições, demonstrativos financeiros, controles de orçamento de marketing, dashboards de decisão, entre outros estão em Excel. Dessa forma, conseguir mexer adequadamente na ferramenta foi um grande diferencial no processo. Para testar essa habilidade pegamos uma tabela de registros de despesas em marketing e pedimos para as pessoas criarem uma visão separada por categoria e o percentual de cada categoria de gasto em relação ao gasto global. Ou seja, criar um pequeno dashboard com uma visão consolidada das despesas.

LAST ROUND: Assim como o inglês, o Excel e o português, a matemática permeia nosso dia a dia em todos os aspectos, dessa forma, queríamos saber se os(as) candidatos(as) tinham um nível de preparo adequado em matemática e lógica. Assim, aplicamos uma pequena prova no estilo GMAT (se você já fez alguma prova de bolsas da BTM, sabe como é) para verificar a capacidade lógica, conhecimentos básicos de probabilidades e percentuais.

Clique AQUI para receber a prova aplicada no Processo Seletivo

É um pouco clichê dizer que as pessoas são o ativo mais importante de uma empresa (e muitas empresas falam isso só da boca para fora). Mas nós realmente acreditamos que nossa equipe merece cuidado especial, afinal, no fim das contas TUDO o que existe na empresa é feito por essas pessoas. Cada novo integrante da equipe traz consigo seus valores, suas habilidades e sua vontade de crescer. Essas pessoas contribuem para a construção da empresa, tanto em produtos/serviços, relacionamento com clientes e canal de vendas quanto na cultura que se estabelece no ambiente de trabalho.

E aí, gostou? Compartilhe com seus amigos e amigas. 😉


171 visualizações
  • BTM Co. - Youtube
  • BTM Co - Linkedin
  • BTM Co - Facebook

Beat the Market Co.

CNPJ: 27.542.195/0001-58

WhatsApp: (11) 94376-6919

TEM DÚVIDAS?

A GENTE TIRA!