• Rafael Terra

Tabelas Dinâmicas

Atualizado: há 3 dias

Dica 1: As tabelas dinâmicas podem ser a ferramenta certa ao fazer análise de dados.

Dica 2: Aproveite e faça nosso curso gratuito "Aprenda 3 ferramentas essenciais do Excel".


Se você correu para este post do blog, imagino que tenha se deparado com um dos maiores monstros do Excel... as famosas TABELAS DINÂMICAS... MUAAAAAAH... hahaha. Brincadeira.


Na verdade, vamos ver que ela é uma ferramenta super simples e que já se mostrou bastante útil para mim desde que eu comecei minha carreira profissional.


Vamos imaginar uma cena. Você chega no seu trabalho e uma tabelona chegou na sua mão... Você nem sabe direito que informações você quer tirar dela, você vai precisar agrupar os dados de várias formas diferentes... será que é importante entender a distribuição por região? e por linha de produto? será que consumidores de capitais tem comportamento diferente dos do interior?


Perguntas vão surgir aos montes e você não vai saber por onde começar. Nesse momento, você para, respira, toma um café e vem aprender como utilizar as tabelas dinâmicas com a gente! Hehehe



As tabelas dinâmicas são importantes quando você necessita fazer uma análise dos dados.

Elas permitem organizar os dados em categorias, com hierarquia, filtros... além de facilitar o agrupamento de informações e trazer o dinamismo de mudança da análise, quando você não sabe quais as informações precisa extrair para ter a conclusão que procura.


Vamos

aprender a utilizá-la na prática... Para isso, pense que você trabalha em uma rede de lojas de eletrônicos e tem abaixo (na imagem) as seguintes informações sobre as vendas das lojas da rede.



Você, com esses dados, precisa responder as seguintes perguntas:

  • Qual produto mais vende?

  • Qual é a marca de celular mais vendida?

  • Qual unidade vendeu mais notebook Dell?

  • E qual unidade gerou a maior receita?


Saber essas respostas podem te ajudar a tomar decisões diversas no negócio: quanto manter de estoque por unidade, se deve investir em expansão em uma unidade que está crescendo e, principalmente, saber onde não está atingindo resultados favoráveis.


Para responder essas perguntas no exemplo acima, você poderia somar em uma calculadora, mas duvido que uma rede de lojas tenha uma base de dados de vendas de, aproximadamente, 30 linhas, não é? Rs... Trazendo para o mundo real, onde serão milhares de linhas, as tabelas dinâmicas serão uma ferramenta muito poderosa.


Inserindo uma Tabela Dinâmica

O primeiro passo é inserir uma tabela dinâmica, mas... como fazemos isso? Selecione o menu Inserir-->Tabelas-->Tabela Dinâmica, uma tela igual a essa aparecerá.



Nota: devemos sempre selecionar os cabeçalhos das colunas da nossa tabela a ser analisada, para que os intervalos sejam categorizados.


Após selecionar a nossa tabela do exemplo e selecionar onde queremos o relatório de tabela dinâmica, aparecerá a seguinte tela.



Agora que entendemos a lógica por trás das tabelas dinâmicas, vamos ver como fica na prática, colocando os campos nas áreas dos rótulos para responder as perguntas feitas no início do nosso post!



Veja que a tabela se molda (de forma dinâmica) de acordo com as posições em que colocamos os campos, trazendo uma análise ágil dos dados.


Manuseando mais um pouco os campos...



Excelente!!!

De forma rápida, conseguimos responder todas as perguntas feitas no início do post... e poderíamos responder muitas mais... o limite para isso são as informações da sua base de dados!


Agora, utilizando tabelas dinâmicas, tente responder perguntas e fazer análises de planilhas com maior número de linhas e colunas (colocar a "mão na massa" ajuda a fixar o conteúdo), e se familiarize com a ferramenta!


Dica: os menus de contexto aparecem de acordo com a ferramenta que está sendo utilizada, no caso da tabelas dinâmicas há uma série de propriedades que podem ser alteradas, para definir o design, forma de exibição das ferramentas, etc. Os menus estão mostrados nas imagens abaixo.



Espero ter ajudado nesse seu início de jornada com essa ferramenta incrível que é o Excel e que você tenha aprendido como usar as Tabelas Dinâmicas!


Se você quiser aprender mais sobre o que o Excel é capaz de fazer, acesse nosso mini-curso gratuito "Aprenda 3 ferramentas essenciais do Excel", é só se inscrever e começar, sem burocracia.




Além disso fique de olho aqui no blog da BTM. E, se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e amigas para que eles possam aprender também! ;)


Quer uma ajudinha para dar um up no seu currículo e impressionar seus recrutadores e colegas de trabalho? Conheça nossos cursos! Confere lá e vem ser #TeamBTM!


Um abraço!


#Excel #TabelasDinâmicas #BTMCo #BeatTheMarketCo



0 visualização
  • BTM Co. - Youtube
  • BTM Co - Linkedin
  • BTM Co - Facebook

Beat the Market Co.

CNPJ: 27.542.195/0001-58

WhatsApp: (11) 94376-6919

TEM DÚVIDAS?

A GENTE TIRA!